Ergonomia no ambiente de trabalho.
- Equipe da BIO
- 1 de jul. de 2023
- 1 min de leitura

O que é ergonomia no trabalho e qual seu impacto?
A ergonomia no trabalho é uma área de estudo que visa estabelecer práticas e condições de trabalho que favoreçam a saúde do colaborador na execução de suas obrigações. A ideia é possibilitar que seus esforços não gerem nenhum impacto na saúde física, como as LERs, dores ou qualquer dificuldade.
Na prática, se trata de ajustar o trabalhador à sua obrigação de trabalho sem que ele sofra com ela, especialmente por conta das longas horas de expediente. Por exemplo, se o profissional precisa passar 8 horas por dia em mesas de computador, de frente para um monitor e sentado, a ideia é minimizar ao máximo qualquer consequência que esse cenário possa gerar à saúde dele.
Assim, o papel da ergonomia é ser um estudo que possibilite gerar as soluções ideais para cada situação. Em empresas, a ergonomia deve ser um conceito praticado pelos profissionais responsáveis por esse setor, comumente conduzido pela Segurança do Trabalho.
A relação com a redução de acidentes
Os acidentes de trabalho são uma grande preocupação por parte das empresas, uma vez que seus colaboradores, dependendo da atuação, estão em risco no exercício de uma atividade. Naturalmente, esse nível de problema dispensa considerar quem atua em escritórios, em atividades muito mais voltadas ao teor administrativo.
No entanto, há muitas outras áreas de atuação em que o profissional está exposto a riscos constantes, e nesses casos a ergonomia também é parte dos parâmetros de proteção. Além da tentativa de reduzir ao máximo as possibilidades de acidentes, há também práticas que visam evitar as lesões por impacto.
Comments